5 tipos de inteligência artificial

Inteligência Artificial: o que é e suas diferentes áreas

A Inteligência Artificial (IA) está mudando o mundo dos negócios, as atividades rotineiras, e transformando nossas vidas.

Anos atrás, em filmes de ficção, a tecnologia avançava a ponto de máquinas conseguirem realizar atividades humanas. Anteriormente, grande parte das histórias não passava mesmo de pura ficção.

Agora, com o advento da Inteligência Artificial e outras tecnologias da Indústria 4.0, esse cenário está cada vez mais presente no mundo real, oferecendo soluções inovadoras para pessoas e empresas que buscam um futuro mais automatizado.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é a capacidade de ter dispositivos artificiais – como um computador ou um robô – para realizar tarefas associadas à inteligência humana, como a capacidade de calcular, memorizar dados, entender significados e jogar xadrez.

A Inteligência Artificial envolve diversas áreas. A seguir, conheça um pouco sobre algumas delas:

1) NPL – Natural Language Processing

NLP é sigla de Natural Language Processing, que em português significa Processamento de Linguagem Natural, reúne ciência da computação com inteligência linguística e artificial, o que torna possível então o entendimento da linguagem humana, como é falada e escrita, referida como linguagem natural. 

Além disso, o NLP também possibilita a análise de sentimentos do usuário, a detecção de tópicos, a extração de frases-chave e a categorização de documentos.

2) Machine Learning

Machine Learning ou aprendizado da máquina, em português, é o processo de usar modelos matemáticos de dados para ajudar um computador a aprender sem uma instrução direta.

Esse aprendizado ocorre pelos algoritmos, sendo possível identificar padrões nos dados e, esses, são usados ​​para criar um modelo de dados que pode fazer previsões. Com mais dados e experiência, os resultados do aprendizado de máquina são mais precisos, assim como os humanos melhoram com a prática.

3) Visão Computacional

A visão computacional permite que computadores e sistemas obtenham informações significativas de imagens digitais, vídeos e outras entradas visuais – e tomem ações ou façam recomendações com base nessas informações. 

Se a IA permite que os computadores pensem, a visão computacional permite que eles vejam, observem e compreendam.

Graças à visão computacional, é possível analisar milhares de produtos ou processos por minuto, percebendo defeitos ou problemas que certamente humanos não conseguiriam.

4) Automação Inteligente

Automação Inteligente é a combinação das tecnologias de automação de processos robóticos e inteligência artificial que, juntas, impulsionam a rápida automação de ponta a ponta dos processos de negócios.

Dessa forma, a realização de tarefas manuais e repetitivas é possível graças à automação inteligente, que reúne robótica, inteligência artificial e outras tecnologias emergentes que trazem o aspecto inteligente.

5) Data Science

Data Science, em português chamada de ciência de dados, é o campo de aplicação de técnicas analíticas avançadas e princípios científicos para extrair insights valiosos de dados para tomada de decisões de negócios, planejamento estratégico e outros usos.

Os insights gerados pela ciência de dados ajudam as organizações a aumentar a eficiência operacional, identificar novas oportunidades de negócios e melhorar os programas de vendas e marketing, entre outros benefícios.

Desse modo, em última análise, eles podem criar vantagens competitivas sobre os rivais de negócios.

A Woopi oferece um conjunto de soluções completas em Inteligência Artificial (IA), de acordo com as necessidades de sua empresa. Fale conosco e conheça nossas possibilidades. 

compartilhe

Você também pode gostar